terça-feira, 7 de julho de 2009

Rumos na indústria dos jogos.

Jogos como Okami, Metal Gear Solid 4 e o jogos de esportes no Wii são só exemplos de tendências no games atuais. Respectivamente, a metalinguagem artística, o avanço sem precedentes na utilização da linguagem cinematográfica e as novas interatividades nesses jogos são varguardas e indícios dos saltos que a indústria pode dar rumo a um futuro onde jogos irão além da diversão. Pois há quem aposte que estas tendências estão pavimentando o caminho para saltos ainda mais olímpicos, por assim dizer, no jogos eletrônicos: Greg Zeschuk, líder criativo da BioWare, desenvolvedora de jogos como Mass Effect e Star Wars Knights of the Old Republic, acredita que a indústria está prestes a chegar em um ponto onde teremos jogos totalmente direcionados a narrativa, sem lasers, tiros ou escaramuças épicas. Ray Muzyka, também da BioWare, afirma que, a indústria dos jogos está a "meio caminho da maturidade", e argumenta:

"É quase como se finalmente tivessemos nossa câmera construída, no sentido do cinema. [...] Levou muito tempo, decadas na indústria do cinema, onde nós fomos do preto-e-branco para o cinema falado ao ponto que de fato nós começamos a ficar ricos atuando e dirigindo e os movimentos sutis de câmera, e por ai vai, coisas que agora são práticas aceitas. Daí em diante a indústria só cresceu, e eu acho que a indústrias dos jogos eletrônicos está nesse ponto agora..."

Considerando que tenho notícias de um jogo baseado em uma obra literária que já está em fase de desenvolvimento, vejo que a predição dos líderes da BioWare não é tão quimérica assim. Unir narrativa artística e diversão é um desafio, sem dúvida. Afinal, um nicho protozoárico do mercado pagaria pra jogar algo como Caminho das Índias. Arre baba.

Fonte: Kotaku.

Exeunt

0 comentários:


Layout by Ledah.